quarta-feira, 24 de junho de 2009

Resumo - Geografia

Resumo unidade 4 do livro de geografia (O sul subdesenvolvido)
Diferenças entre os países do sul e As Origens Do Subdesenvolvimento


Só para deixar claro

Colonia de Exploração = Eram fontes de riquezas para o país que a colonizou, tinha trabalho intensivo nelas, os operários eram mal remunerados, e os seus produtos tinha o preço relativamente baixo, os itens explorados eram os géneros mais produzidos no mercado europeu, tais como: Ouro, prata, fumo, açúcar e algodão.

Colonias de Povoamento = Ficavam nas zonas temperadas pelo clima ser parecido com o dos países Europeus, e tinham como objectivos: reconstruir o modo de vida Europeu, povoar o novo mundo, dotar uma nova pátria. Essas colonias de povoamento, eram um novo lar para os europeus que queriam afastar-se dos conflitos na Europa.

Um dos traços do subdesenvolvimento é a industrialização precária, isso acontece em vários países da África, mas o Brasil, a Argentina e a África do Sul são exemplos de países que não são tão subdesenvolvidos, ou seja são industrializados em alguns ramos. A maioria dos países do sul são subdesenvolvidos e sobrevivem da mineração e das actividades agrícolas, quase não tem atividade industrial. Outras diferenças entre os países do sul são a cultura e a religião. A cultura é muito diferente entre os países do Sul, um exemplo que vocês podem observar é novela caminho das Índias, que mostra as diferenças culturais e religiosas em relação aos países da América Latina e a Índia(apesar de lá na novela não aparecer o trabalho humilhante dos dalets limpando esgotos sem protecção alguma e limpando as fezes dos animais nas ruas).

Um dos motivos das diferenças económicas entre o sul e o norte, é que no sul, antes de se tornarem repúblicas independentes, os países eram colónias de exploração, algumas consequências foram:

  • A perda de Terras
  • A Submissão económica (exportação obrigatória de matérias primas a baixos preços)
  • Instalação de indústrias estrangeiras poderosas em seu território
  • A adiquirição de hábitos oriundos do capitalismo (o uso de dinheiro, pensar e organizar a economia)

Os países do norte ou nunca foram colonias, ou foram colonias de povoamento. A Argentina tinha o clima ideal para os europeus, mas lá existia prata, então ela virou uma colonia de exploração (o nome Argentina vem do latim argentum, que significa prata).
Também existiam colonias de exploração no sul dos Estados Unidos, e mais tarde o Norte industrializado se opôs contra o Sul subdesenvolvido dos E.U.A, tendo o norte gahando, os E.U.A transformaram-se em um país desenvolvido do norte.

Democracia frágil ou inexistente
Os Estados Periféricos (áreas colonizadas pelas potências europeias e em geral voltadas ao enriquecimento da metrópole) se originaram da expansão mercantil (mercantil: referente ao comércio) da Europa. Esse quadro resultou em um Estado autoritário não democrático.
Nos países do Norte, o Estado resultou de um processo interno, desenvolvendo-se a partir da própria sociedade. Já os países do sul, tiveram uma sociedade imposta por seus colonizadores, destruindo todas as outras sociedades existentes para impor outra. Como o objectivo da exploração colonial era expandir o comércio com a produção de generos agricolas baratos para suprir o mercado europeu, o modelo social instituído nas áreas colonizadas foi marcado por extremas desigualdades: de um lado havia a minoria dos ricos e do outro a massa pobre mau remunerada.
Depois de certo tempo a escravidão começou a atrapalhar o desenvolvimento das colonias , pois os escravos não podiam comprar nada, pois não tinham dinheiro, então os escravos foram substituidos por trabalhados mal pagos, e até hoje um dos traços do subdesenvolvimento são os baixos salários.

Como os europeus conseguiram implantar um sistema de intensa exploração da mão-de-obra nos países do Sul
  • Substituíram as sociedades existentes por outras, trazendo escravos da África e a Elite dominante da Europa.
  • Corromperam as elites locais provocando rivalidades e conflitos e fazendo com que as camadas dominantes tornassem-se convenientes com a economia colonial
  • Contrataram trabalhadores dentro da própria colonia remunerando-os mal
Na India os colonizadores ingleses encontraram uma sociedade complexa, um desenvolvimento económico avançado e uma grande produção manufatureira, e os ingleses queriam que a Índia comprasse os produtos ingleses por preços abusivos, então os ingleses massacraram as indústrias indianas.
A lei e a ordem nos países subdesenvolvidos sempre foram mantidos com violência, por causa que a maioria era escrava, e se todos se rebelassem o controle seria perdido. Por esse motivo, a democracia é inexistente em muitos países do sul, ela pode existir em discursos políticos, mas não na pratica.
As desigualdades sociais nos países subdesenvolvidos são extremas, e não há diálogo, nem respeito. Isso não significa que a democracia seja impossível nesses países, ela é, mas se aplicada ela causará enormes conflitos internos.
Nas nações do Norte o Estado é visto pelo povo como instituição legitima e positiva, no Sul ela é vista como o problema no mundo, pois no sul o estado cobra impostos que não são usados para merda alguma, o Brasil é um exemplo: Nós pagamos os maiores impostos do MUNDO, não é da América latina, é do MUNDO! E o dinheiro dos nossos impostos vai tudo para aqueles politico de merda que em vez de fazer o Brasil se tornar país de primeiro mundo, eles desviam milhões de dólares, ao em vez de investir em educação, nas estradas (que estão uma vergonha), nos hospitas, em valores (igual aos países do Norte).
Autoritarismo e Corrupção
Todos os países desenvolvidos tem um regime democrático - existe uma ligação direta entre desenvolvimento e democracia - e em um regime democrático tem:
  • Eleições diretas e livres para cargos políticos
  • Os cidadãos decidem o aumento de impostos
  • A pena de morte
  • A legalização do aborto
  • A instalação de uma usina ou fábrica em determina região. Etc
  • A imprensa é livre
  • existe transparência nos gastos públicos (transparência é a facilidade de obter informações sobre os gastos públicos, onde o dinheiro dos impostos é investido)
A ausência da democracia e transparência leva a corrupção, cujo o significados já estamos cansados de saber. A corrupção atrapalha o desenvolvimento do país em que ela existe (como eu falei antes).A população pobre é muito afetada pela corrupção, pois o dinheiro dos impostos beneficia principalmente eles (é um absurdo isso).

Nenhum comentário: