domingo, 21 de junho de 2009

Resumo - História - Brasil o governo dos regentes

Quando D.Pedro voltou para Portugal, ele deixou o seu filho de 5 anos como herdeiro do trono no Brasil. Então até a sua maioridade(15 anos), um governo composto de regentes governaria o Império(o governo dos regentes durou 9 anos) e o período da regência foi dividido em 3 fases:




# Regência Trina Provisória



# Regência Trina Permanente



# Regência Una




Nesse período o poder no Brasil era disputado por 3 grupos políticos



#Restauradores: Queriam que D.Pedro I voltasse ao poder (esse grupo era formado por: comerciantes portugueses, altos funcionários, poucos oficiais públicos e alguns do exército).



#Liberais Moderados: Defendiam a continuação da monarquia (MONARQUIA:forma de poder em que apenas uma pessoa - o monarca - detém o poder soberano), mas com maior participação dos deputados e senadores na vida política ( esse grupo era formado principalmente por proprietários rurais).



#Liberais Exaltados: Defendiam a descentralização do poder, e maior independência para as províncias (esse grupo era formado principalmente por proprietários rurais, profissionais liberais, militares, funcionários públicos e padres).





Regência Trina Provisória

As primeiras medidas da Regência provisória foram: renomear o ministério composto apenas de brasileiros, limitaram o poder moderador. 2 meses após essas leis serem instituídas, novos Regentes foram eleitos (José da Costa Carvalho, Bráulho muniz e Frzncisco Lima e Silva. Dessa vez os regentes eram permanenetes).


Antes de deixar o Brasil D.Pedro criou um cargo nomeado de "Juíz de Paz". O juiz de paz era um grande proprietário de terras e escravos, que era eleito pelos cidadãos ativos e exercia o cargo de juiz, na sua área de actuação.Com a entrada dos regentes no poder, eles criaram a guarda nacional, vendendo seus cargos (tenente, major, capitão, tenente-coronel e coronel), ao comprar um desses titúlos o felizardo ganhava junto a autoridade militar. Como tempo a Guarda Nacional foi substituindo o exército do Império, por causa da infidelidade dos soldados.




A Reforma da Constituição do Império

Os Liberais Exaltados desejavam mudar a constituição após a abdicação de D.Pedro I, dando aos deputados mais controle sobre o imperador. Uma nova parte foi adicionada a antiga constituição, dando mais liberdade as províncias, permitindo a elas criarem suas próprias leis e ter sua mas o residente da mesma seria escolhido pelo Império. O poder moderador foi readmitido, mas ele seria exercido por D.Pedro II após a sua maioridade, e os 3 regentes foram substituídos por apenas um regente (Regência Una)



A Regência Una

Os cidadãos activos (os ricos) elegeram um novo Regente o Feijó (liberal moderado). Mas como existiam muitos opositores contra ele, ele desertou do cargo em 1837. Então Pedro de Araújo Lima assumiu o cargo de regente e com a ajuda do mesmo foi aceito o Ato Adicional (Proibindo a criação de assembleias nas províncias e também que as províncias fizessem suas leis), e o poder voltou a ser centralizado ( igual ao poder Moderador).
O regente Araújo Lima renunciou o seu cargo antes do fim do mesmo para que D.Pedro II assumisse o trono antes.

Os líderes políticos do Brasil colonia viram que um imperador causaria mais estabilidade ao império, e por isso eles adiantaram a maioridade de D.Pedro para 14 anos.


UFA!

Nenhum comentário: