quarta-feira, 26 de maio de 2010

Resumo - Geografia

Urbanização e População

Com a R.I na Europa acidental o campo foi "mecanizado" e por isso sobrou mão de obra no campo, essas pessoas foram em busca de empregos nas cidades.
Esse deslocamento de campo-cidade é uma das formas de urbanização.
A Urbanização é o crescimento elevado da cidade em relação ao campo. A urbanização é diferente do crescimento das cidades aonde o campo e a cidade crescem juntos.
A urbanização tem um limite. A população das cidades pode em casos extremos passar de 90%, mas nunca chegara aos 100%.


Baixas taxas de crescimento demográfico e de mortalidade infantil

O elevado padrão de vida na Europa ocidental está relacionado a boa distribuição de renda entre todas as camadas da sociedade e também a baixas taxas de mortalidade infantil.
Mas o crescimento demográfico da Europa Ocidental está baixo, ou seja, as pessoas estão tendo menos filhos, pois:

A economia de mercado exigem uma maior dedicação ao trabalho, o que impede os casais de terem filhos

As mulheres conquistaram seu espaço no mercado de trabalho

Novos métodos anti-concepcionais foram criados

O aborto foi legalizado


Xenofobia em relação aos imigrantes na Europa Ocidental

Entre os últimos anos da década de 50 e os primeiros da década de 70 os países desenvolvidos necessitaram de uma grande mão-de-obra com pouca escolaridade e que aceitasse baixos salários. A população européia não quis estas vagas, mas os imigrantes de países subdesenvolvidos sim.
Com a 3ªR.I, os imigrantes foram trocados por máquinas (que não pedem salários melhores e trabalham noite e dia sem intervalo). Então, os imigrantes se viram obrigados a voltarem a seus países de origem, mas uma pequena parcela deles se viu obrigada a ficar.
Estes imigrantes que estão trabalhando nas fábricas são vitimas do preconceito de grupos neonazistas que acusam eles de terem roubado os empregos e também pela falta de vagas nas indústrias.
Estes grupos fascistas vêem apenas o lados deles da situação e também querem fazer uma limpeza étnica, mandando de volta para os seus países de origem os imigrantes.


Diferenças entre os países da Europa Ocidental

Eles podem ser classificados em três grupos

1º= O mais desenvolvido, com os países que se industrializaram primeiro, altamente industrializados

2º= Contém países bastante indústrializados, porém, ainda longe de alcaçar um alto nível de industrialização

3º = Países que exercem principalmente o setor primário, não muito desenvolvidos, os países deste grupo são tão desenvolvidos quanto Brasil e Argentina.


Países europeus ocidentais altamente industrializados

Nestes países estão instaladas grandes multi-nacionais Européias, como elas estão em diferentes localizações geográficas e abrangem um grande mercado consumidor, isto permite elas de terem lucros contínuos e cada vez maiores.
Até meados do século 20, o setor secundário era o maior, mas coma forte industrialização, ele ficou atrás do setor terciário, pois foi necessário uma prestação de serviços cada vez mais sofisticada com o crescimento do mercado consumidor.
A agropecuária vem sofrendo com a perca de agricultores que são substituídos por máquinas. E em alguns países, agricultura também é um fator cultural, sendo assim, importante para a sociedade.
A União Européia diminui os impostos sobre seus produtos agrícolas e aumenta os impostos sobre os produtos extrangeiros, para que a agricultura não caia em decadência na Europa.


Um espaço urbano industrializado por excelência

O espaço da Europa Ocidental é extremamente urbanizado, com as cidades dominando a maior parte do território europeu. As cidades tem tudo o que as indústrias precisam: mão-de-obra, mercado consumidor, eletricidade, transporte, comunicação, etc. Isso corta vários custos das indústrias.
Como já foi dito antes, a industrialização da Europa também afetou o campo, com maquinários elaborados e afins.


A Alemanha

A Alemanha se ergueu após a 2ªG.M com os investimentos do Plano Marshall, e hoje é a maior potência da Europa e uma das três maiores do mundo

A Parte renana da Alemanha (parte que engloba o vale do rio Reno) é a mais indústrializada do país, abrigando grande número de indústrias primarias.

A cidade de Frnkfurt é o principal centro financeiro da Alemanha e o segundo maior da Europa, perdendo apenas para Londres.


As Marcas da Reunificação

Após a queda do muro de Berlim, a Alemanha ocidental e oriental viraram apenas uma, e infelizmente, o capitalismo triunfa mais uma vez. Monumentos históricos e qualquer resquicio do comunismo foi destruído, e a parte oriental foi totalmente adaptada para se igualar em tecnologia a parte ocidental. Mas até hoje a parte ocidental é mais rica e desenvolvida que a oriental.
Foi investido70 bilhões de dólares na Alemanha oriental, o que ocasionou um aumento na inflação da Alemanha que só foi completamente resolvido após 2002.

Nenhum comentário: