sábado, 20 de junho de 2009

Resumo - História

Cabanagem

A cabanagem ocorreu de 1831 até 1840 no Grão-Pará (Pará, Amapá, Roraima e parte do Amazonas).
Na época da cabanagem a maior para da população era índio, negro e mestiços, que moravam em casebres miseráveis na beira dos rios (dai o nome cabanos), eles viviam da extracção das drogas do sertão(castanhas, baunilha e ervas medicinais). Os cabanos trabalhavam para grande fazendeiros e estavam insatisfeitos pois queriam terras para distribuir aos pobres e o fim da escravidão. Já os fazendeiros queriam poder votar no presidente da sua província.
Os cabanos marcharam até Belém e tomaram o poder, eles tiveram dificuldades em manter o poder, mas continuaram lá até o Império mandar seu exército em 1840 e conter o movimento.


A Revolta dos Farrapos

A Revolução Farroupilha ocorreu entre 1835 e 1845 em Santa Catarina e Rio Grande do Sul
Na época as povíncias pararam de comprar o charque do Sul do Brasil e começaram a comprar da Argentina e Uruguai por causa dos baixos preços, revoltados os gaúchos em 20 de Setembro de 1835 proclamaram a república Rio-grandense e em 1839 Santa Catarina proclamou a república Juliana. Em 1845 foi assinado um tratado entre os gaúchos e o Império, onde os gaúchos poderiam escolher seu presidente da província; Os comandantes farroupilhas passariam para o exército brasileiro; os escravos que lutaram na na guerra seriam libertos e o charque estrangeiro seria superiormente caro em relação ao nacional; o Império pagou as dividas de guerra dos farrapos. Em troca dessas vantagens, Santa Catarina e Rio Grande não poderiam se separar do império.

Nenhum comentário: